Sobre a Revista

ISSN 3006-1768 (impresso), 3007-1771 (em linha)

Foco e Âmbito 

Teologia Cristã Africana é a revista académica da Associação Cristã de Teologia e Educação em África (ACTEA). A missão da ACTEA é reforçar a educação teológica através de acreditação, pesquisa e serviços de apoio para servir a igreja e transformar a sociedade. A revista é uma das formas através das quais a ACTEA envolve educadores teológicos e líderes da igreja na abordagem de questões relevantes que a igreja e a sociedade em África enfrentam. A Teologia Cristã Africana serve toda a África e proporciona um local para conversas entre diferentes regiões de África, bem como um órgão através do qual as vozes africanas podem participar no diálogo de assuntos do cristianismo mundial (“World Christianity”). Seguindo os passos de teólogos como Kwame Bediako, Byang Kato, Kä Mana, Lamin Sanneh, Andrew F. Walls, e Isaac Zokoué, a revista promove as perspectivas do cristianismo mundial através de um profundo envolvimento com as realidades contextuais africanas. Os artigos são publicados em inglês, francês e português; cada artigo tem um resumo trilingue nessas línguas.  A revista publica também pequenas recensões de livros e ensaios mais longos de recensões críticas de livros.

A revista é assumidamente africana, cristã e teológica.  Multidisciplinar, o âmbito da revista inclui:

  • Teologia cristã que surge de/para contextos africanos e/ou articulada por africanos (incluindo a diáspora);
  • Pedagogia teológica em África;
  • Teologia pública, teologia política, teologia pastoral, ética cristã;
  • Missiologia e eclesiologia;
  • História cristã em África, biografia cristã africana;
  • Exegese, teologia, hermenêutica e homilética bíblicas africanas;
  • Teologia vernácula e hermenêutica vernácula;
  • Oralidade e cristianismo em África;
  • África no cristianismo mundial;
  • Teologia e desenvolvimento;
  • Etnomusicologia no cristianismo africano;
  • Ecoteologia / Cuidado da Criação em contextos africanos;
  • O cristianismo africano em diálogo com outras religiões (RTA, Islão, várias religiões asiáticas com comunidades em África)


Política editorial
Os artigos da Teologia Cristã Africana (TCA) reflectem as opiniões dos autores e revisores, porém, não representam necessariamente os pensamentos dos editores, does membros do Conselho Editorial, ou da ACTEA.

Todas as submissões estão sujeitas a uma revisão por pares em dupla ocultação. As submissões não solicitadas são bem-vindas, embora não seja garantida a sua publicação na revista. Os manuscritos e as recensões podem ser enviados para submissions@AfricanChristianTheology.org ou submetidos em linha na página de submissões.  As questões e outras comunicações podem ser dirigidas aos Gestores-Editores para: Editors@AfricanChristianTheology.org  

Sobre a editora

A ACTEA foi estabelecida em 1976 pela Comissão de Educação Teológica e Cristã da Associação de Evangélicos em África (AEA). Sob o seu patrocínio contínuo, a ACTEA opera com autonomia interna na acreditação de programas de educação teológica em toda a África, a fim de estimular a melhoria e a padronização de tais programas, e a fim de assegurar o reconhecimento académico de tais programas sempre que possível, especialmente entre os stakeholders destas instituições em África e entre instituições semelhantes e os seus stakeholders no estrangeiro. A ACTEA é um membro fundador e constituinte do Conselho Internacional para a Educação Teológica Evangélica (ICETE). A ACTEA tem escritórios em Nairobi e Kinshasa e pode ser encontrada online em acteaweb.org.   Para mais informações sobre qualquer aspeto da ACTEA, envie um e-mail para o Administrador Executivo em admin@acteaweb.org  com cópia para o Diretor Executivo em director@acteaweb.org.

As cores do logótipo da ACTEA são o azul, o vermelho e o dourado. O azul significa realeza e fala dos esforços da ACTEA para erguer um sacerdócio real dos servos de Deus em toda a África. O vermelho é a cor do sangue e simboliza o ato redentor de Cristo na cruz. O ouro representa a preciosidade da Palavra de Deus e o trabalho que o povo de Deus realiza. O ouro também reflete a missão da ACTEA de proclamação profética da gloriosa esperança em Cristo, primeiro aos povos africanos e depois ao mundo, através da educação teológica.

Sobre a conceção da capa da revista
As silhuetas dos edifícios são da Basílica de Nossa Senhora da Paz em Yamoussoukro, na Côte d'Ivoire, a maior edifício da igreja do mundo, e o Centro Internacional de Convenções Kenyatta em Nairobi, Quénia, e do Teatro Nacional da Nigéria, em Lagos. Os símbolos, incluindo a acácia e a cruz etíope, representam o compromisso da revista para com todas as regiões de África, urbanas e rurais, anglófonas, francófonas e lusófonas (bem como arabófonas), e para com todas as tradições cristãs africanas, protestantes, católicas romanas, ortodoxas, pentecostais e IIAs. A cruz no centro de África, concebida a partir de uma fotografia de uma cruz etíope exposta na casa de um dos nossos redactores-gerais, transmite tanto o compromisso evangélico central da revista como o seu compromisso com a africanidade.  Arte da capa concebida pelos editores da revista e pela equipa da ACTEA e criada por Wexer Creative, Nairobi e Mombasa, Quénia. © 2024 pela ACTEA.
 
(IIAs é um anacrónimo que se refere a igrejas indígenas africanas, igrejas iniciadas em África e/ou igrejas independentes africanas.)